Scroll Top

dicas de saúde doenças

Vírus Zica, Tratamento e Prevenção

Share Button

Tratamento e Prevenção do Vírus Zica

Não há tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. O tratamento é sintomático. Repouso relativo é recomendado de acordo com o estado geral do paciente, e é aconselhável beber muita bebidas não alcoólicas para evitar a desidratação por febre. Você pode tomar paracetamol para aliviar a dor e febre. Seria desejável evitar a aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno e ter descartada a possibilidade de que o caso seja dengue, para evitar o possível risco de hemorragia neste caso.

A prevenção e o tratamento da infecção pelo vírus Zika

Não há vacina no momento para prevenir a infecção pelo vírus Zika. A maneira mais eficaz de prevenir a infecção é evitar picadas do mosquito transmissor . Porque o vírus é transmitido em áreas com presença de outras doenças transmitidas por mosquitos, como a malária ou dengue, medidas de proteção contra picadas do mosquito aeds é possível prevenir muitas doenças tropicais transmitidas por esta via.

Vírus Zica, Tratamento e prevenção

Para evitar picadas de mosquito são recomendadas as seguintes medidas:

Use repelentes de mosquitos:  Tenha em mente que os mosquitos que transmitem vírus Zika picam durante o dia ou à noite, por isso que você deve usar o repelente constantemente.
Se você usa protetor solar, aplique primeiro e, em seguida passe o repelente.
Já existem roupas preparadas com o tratamento de permetrina , ou pode ser colocadas nelas. Há mosquitos que picam através da roupa, embora com mais dificuldade do que na pele nua, por isso é aconselhável usar mangas compridas e calças para aumentar a proteção contra os mosquitos se o tempo assim permitir.
– O uso de redes mosquiteiras nas portas e janelas é recomendado, e dormir em uma cama que também tenha mosquiteiro.
– É conveniente não ter água fresca em vasos ou similar no interior para evitar atrair mosquitos.
– Se uma pessoa é infectada pelo vírus Zika, é aconselhável se proteger contra picadas de mosquito para evitar que seja transmitida às outras pessoas.
É conveniente usar preservativos durante as duas semanas de recuperação depois de contrair Zica, e prevenir a transmissão através da saliva (beijos íntimos).

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.