Scroll Top

dicas de saúde

Benefícios da Caminhada para o Corpo e a Mente

Share Button
loading...

Talvez um dos maiores e mais divulgados benefícios da atividade física regular é que ela aumenta a felicidade. Sim, fazer exercícios tem como resultado a um melhor humor e estado de ânimo. Acredite ou não, isso é certo. Não há nenhuma fantasia ou fórmulas milagrosas, e isso é a melhor coisa, é algo que está ao seu alcance. Se você não acredita, e antes que você clique esse pequeno ‘x’ no topo da página, confira os benefícios da caminhada para o corpo e a mente e o que realmente acontece no cérebro depois de uma caminhada de apenas 20 ou 40 minutos.

beneficios da caminhada

A caminhada libera substâncias benéficas para o corpo

Você pode ter ouvido que a “mágica” substancias  químicas que nos fazem sentir bem chamadas endorfinas, são liberadas durante e após o exercício. Mas o que isso significa realmente? É muito mais complexo do que parece. Primeiro, o seu cérebro reconhece o exercício como estresse e libera substâncias químicas para “proteger” seu corpo desse stress. A partir do momento que você começar a andar – como a pressão acumula-se em seu coração – uma proteína chamada BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro) é liberada.

O (BDNF) protege, mas também repara neurônios da memória no cérebro, o que efetivamente funciona como um botão de reset. E é por isso que você se sente muitas vezes tão à vontade e as coisas parecem mais claras após os exercícios. Ao mesmo tempo, as endorfinas (substâncias químicas que também combatem o stress) são liberados no cérebro. As endorfinas minimizar o desconforto do exercício, enquanto você anda, a sensação de dor é bloqueada e você começa a se sentir cada vez melhor com a atividade física “se sentir bem”.

Juntos, BDNF e as endorfinas, favorecem o bom humor e impulsionam a clareza mental. Mas é importante lembrar que não se tem que correr maratonas para colher os benefícios deste exercício. Um dos maiores erros é acreditar que os exercício têm que ser duros e exaustivos. Isso significa que não temos correr grandes distâncias ou andar de bicicleta durante três horas, ou fazer algo realmente cansativo. Mas os seres humanos nasceram para caminhar.

Além disso, a pesquisas sugerem que, de fato, não há muito mais benefícios em fazer mais do que 20 minutos por dia de exercícios. Você começa a viver mais tempo e um menor risco de doenças da velhice – todas estas coisas vêm nos primeiros 20 minutos de atividade.

O melhor exercício que você pode fazer pelo seu corpo e mente é a caminhada todos os dias.

Se as pessoas querem ter uma vida mais saudável, tudo que você realmente precisa fazer é ir para uma caminhada. É a coisa mais fácil que qualquer um pode fazer.

Quais são os 10 benefícios da caminhada?

A caminhada fortalece o coração, reduzindo as chances de complicações cardiovasculares. Mostra-se que, por exemplo, as mulheres que andam muitas horas por semana têm 35% menos complicações cardíacas do que as outras mulheres sedentárias da mesma idade.

Os benefícios da caminhada para o cérebro

Andar é bom para o cérebro. A função cognitiva é melhorada com uma caminhada diária. Especialmente as pessoas idosas, que reduzem o risco de complicações nos vasos cerebrais reduzindo as possibilidades de demência e outras doenças.

Os benefícios da caminhada para melhorar o humor e contra o stress

Caminhar elimina o estresse, melhora o humor e nos dá mais forças.

A caminhada aumenta os níveis de Vitamina D

A caminhada previne o diabetes tipo 2.  Caminhar 140 minutos por semana pode reduzir o risco de diabetes em até 58%.

Andar melhora a resistência cardiorrespiratória. O aumento da resistência pulmonar deixando-o mais saudável e mais forte, tornando os pulmões mais capazes de resistir às infecções viral ou bacteriana.

Caminhar ajuda a aliviar os sintomas de depressão. Caminhar por 30 minutos por dia ajuda significativamente a prevenir ou aliviar a depressão.

Andar reduz o risco de câncer de cólon e de mama. Andar rapidamente durante 20 minutos por dia, reduz significativamente o risco de desenvolvimento de câncer do cólon em 20%. Isso ocorre porque os passeios ajudam na velocidade da digestão evitando o acúmulo de alimentos e fezes que podem causar inflamação. Além disso, melhora a irrigação de todos os órgãos do corpo, o nosso sistema de defesa funciona muito melhor.

Caminhar é bom para os seus ossos. Mulheres pós-menopausa devem adquirir este hábito, sem falhar. Assim alcançarão uma maior densidade óssea que impedirá fraturas, além de outros benefícios alcançados.

A caminhada previne a obesidade e celulite depósitos. Uma forte e curta caminhada várias vezes ao dia tem o mesmo efeito de uma sessão de aeróbica na manutenção do peso corporal porque equilibra o metabolismo.

A caminhada melhora a capacidade física para resistir a outras doenças. Previne Artroses, incapacidades funcionais da velhice ocorrem com menos intensidade àqueles com boa intensidade muscular. Não há nenhuma condição ou de saúde estética ou física que não favoreça o hábito de andar. A caminhada não é boa só para os pés e as pernas, mas é benéfica para todo o corpo e mente. Com o aumento da microcirculação alcançado com uma caminhada diária, leva a uma melhor qualidade de vida inquestionável.

E se isso não bastasse, com o passar do tempo, com que você faz caminhada com mais freqüência, sua mente começa a produzir outros produtos químicos benéficos com mais frequência; as substâncias que irão gerar tudo o que descrevemos, o que dá a abertura de novos modos que produzem mais positividade e criatividade da cura de angústias quase que imediatamente.

Aproveite todos esses benefícios, vença a preguiça de andar. Faça caminhadas com amigos, seu parceiro ou parceira, sua família, assim sua caminhada se torna ainda mais agradável e todos podem aproveitar os benefícios desta atividade maravilhosa.

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.