Scroll Top

alimentação dicas de saúde

Comer Ovos todos os dias faz mal à saúde

Share Button
loading...

O ovo é nutritivo, tem proteína e não podemos negar que é gostoso; mas … podemos comer ovos todos os dias?. Junte-se a nós para dissipar algumas dúvidas sobre o consumo diário de ovos.

Vários estudos têm concordado que uma pessoa saudável pode comer tranquilamente 7 ovos por semana, ou seja, um ovo por dia. O cardiologista Francisco Lopez-Jimenez disse no site da Clínica Mayo (EUA) não há nenhum risco de doença cardíaca se você comer um ovo por dia, pelo contrário, pode ajudar a prevenir alguns tipos de ataques cardíacos .

Comer ovo todos os dias é bom ou mal?

Coma ovos sem medo

Um estudo com 115 mil pessoas pela Universidade de Harvard, em 1999, descobriu que essas pessoas que comeram ovos todos os dias, não tinham aumentado o colesterol no sangue. O que derrubou um mito sobre ovos e colesterol. Poderíamos até dizer que comer manteiga, presunto, bacon, salsicha e óleos; sim são prejudiciais comê-los comer ovos todos os diasdiariamente, embora eles sejam muito comuns no café da manhã.

Um ovo por dia sim, mas não de qualquer forma

Já ficou claro que comer um ovo por dia não faz mal (um ovo de galinha); mas sabemos que há muitas maneiras de comer ovo e nem todas são recomendadas diariamente.

Por exemplo, um ovo frito com sal, é bom para um dia, mas não diariamente; Podemos optar por ovos escalfados ou cozido; também pode optar por ovo passado ou meio cozidos; em ambos os sentidos (escaldados ou passados) pois mantém todos os seus nutrientes e não nos causam danos. O ovo cozido, é outra opção, mas devemos advertir que alguns nutrientes são perdidos durante a sua cocção.

É claro que a fritura é a forma menos recomendável para comer ovos, e preparar os ovos em óleo aumenta o teor de gordura em 50%.

Um outro estudo demonstrou os seguintes resultados:

Para realizar o estudo dois grupos aleatórios de 37 pessoas foram feitos. Um grupo tinha que comer três ovos inteiros todos os dias, com a sua gema e suas claras ( “três ovos por dia !!) e o outro grupo por três dias a clara, ou seja, evitar comer as gemas.

Ambos os grupos seguiram uma dieta moderada em carboidratos e não efetuou-se qualquer restrição. Os membros dos dois grupos poderiam comer livremente, com a única indicação de comer ovos inteiros ou apenas a clara.

Quais foram os resultados?

Depois de três meses a dieta líder acima mencionada grupo de ovos inteiros veio a ter um total de cerca de 250 ovos , e o outro grupo de cerca de 250 claras. Confrontado com tal número de ovos consumidos em três meses pelo que se acreditava antes deveria-se ter tido um ataque cardíaco, na melhor das hipóteses, ou ter aumentado o colesterol rapidamente. No entanto , os resultados mostraram o seguinte:

Perda de peso: Os dois grupos perderam uma média de 4%.
O colesterol total: Não houve mudanças significativas em ambos os casos, de que é que nenhum colesterol escorria de cada poro do seu corpo.
Colesterol LDL (mau): Sem alterações significativas em ambos os casos (lógica nos diz que não deve ser aumentado, e muito).
O colesterol HDL (bom): Aqueles que tomaram ovos inteiros aumentaram o bom colesterol em 16%. Nos que apenas comeram a clara em 10%.
Triglicerídeos: O grupo de 250 ovos inteiro viu o seu nível de triglicérides diminuir 30%. No grupo que comeu só clara, diminuiu em 20%.
Rácio de LDL / HDL (quanto menor melhor): Com ovos inteiros 2,5-2,1. Com só clara de 2,6 e 2,4.
Nível de insulina: No grupo de ovos nível de insulina foi reduzida em 20% enquanto que no grupo só de brancos diminuiu 15%.
Sem partículas VLDL (quanto menos o melhor): No grupo de ovos inteiros foram reduzidas em quase 20%. No grupo só de clara nenhuma mudança.
No. de partículas HDL : Sem alterações significativas em ambos os casos.

 

Por isso você terá que eliminar de vez que ovos são maus alimentos. Não só que não são maus os ovos, mas parece que o seu consumo é altamente recomendado. É claro que, são os resultados de um único estudo que estamos a discutir, mas há muitos mais que já passou algum tempo mostrando que o ovo é ruim para a saúde parece um mito. O problema é que a má reputação se ganha muito rapidamente e há muito trabalho a ser feito para dar uma boa imagem novamente um dos mais equilibrada para os nossos filhos (e nós) alimentos ricos em proteínas.

 

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.