Scroll Top

dicas de saúde doenças remédios naturais

Flutuadores Oculares, o que são essas manchas escuras nos olhos?

Share Button

À medida que as pessoas envelhecem, a presença de flutuadores oculares torna-se muito mais pronunciada, e é por isso que é importante compreender a origem, os sintomas, os tratamentos e os riscos potenciais dessas sombras estranhas em nossa visão.

O Que São os Eye Floaters ou Flutuadores oculares?

Os flutuadores oculares são as manchas escuras, linhas finas ou sombrias que ocasionalmente vemos em nossa visão. Pode ser desconcertante quando essas manchas aparecem, semelhante à forma como algumas pessoas “vêem as estrelas” depois de se levantarem muito rapidamente ou baterem na cabeça. Esses flutuadores dos olhos tendem a ser negros ou cinza e pode ser quase impossível de se concentrar com a presença deles. Eles parecem desaparecer ou voar para um lado quando você tenta olhar diretamente para eles.flutuadores

O motivo dessa dificuldade, é claro, é que esses flutuadores de olhos estão intrinsecamente ligados ao movimento do seu olho. Eles são realmente compostos de aglomerados de fibras microscópicas que gradualmente se formam aos nossos olhos ao longo do tempo, devido a certas mudanças no fluido dentro de nossos olhos. O humor vítreo é a substância gel-like que se encontra na parte de trás dos 2/3 dos nossos olhos. É através desse fluido que a luz passa para ser registrada em nossas varas e cones.

Enquanto somos jovens, esse humor vítreo tem consistência uniforme. À medida que envelhecemos, ela se transforma em mais de um líquido, e as minúsculas fibras e os fios desse humor começam a se agrupar. Na maioria dos casos, esses aglomerados permanecem invisíveis e não afetam o movimento da luz; No entanto, se eles crescem grandes ou longos, eles podem ser vistos como uma sombra em nossa visão. Estes também podem ser pequenos bolsos de líquidos nesta solução semelhante a gel que se formam ao longo do tempo, que são vistos como a “forma de manchas ” de flutuadores oculares.

Embora esses flutuadores oculares sejam geralmente inofensivos, eles podem prejudicar parcialmente sua visão e podem ser indicativos de uma condição médica subjacente mais grave. Se esses flutuadores de olhos aparecem muito rapidamente ou parecem estar sempre presentes, é importante ver imediatamente um especialista em olho.

 

Causas de Flutuadores oculares

Existem várias causas de flutuadores de olho para além do processo de envelhecimento natural, como uma retina rasgada, traumatismo no olho ou inflamação.

Processo de envelhecimento: à medida que envelhecemos, muitas partes do nosso corpo começam a quebrar e o mesmo é verdadeiro para nossos olhos. Ao longo dos anos, a substância gel-like em nossos olhos começa a se transformar em líquido, que enche menos espaço e se afasta ligeiramente da superfície do olho. Isso faz com que as cordas e manchas em nossa visão; Eles são sombras dos fios, bolsos e pedaços de detritos dessa destruição natural do processo de envelhecimento.

Trauma: Flutuadores de olhos podem ser causados por traumas. Quando você esfrega os olhos muito rapidamente, pode fazer com que as “estrelas” sejam vistas por alguns segundos enquanto os receptores visuais lidam com a intensa pressão de seus dedos. Da mesma forma, qualquer trauma no olho pode causar o aumento da degradação do humor vítreo e também causar alguns dos sintomas mais sérios de flutuadores dos olhos, como luzes intermitentes ou visão periférica pobre.

Retina rasgada: rasgar sua retina pode ser causada por uma rápida ou forte contração do humor vítreo. Isso pode então exacerbar o acúmulo do fluido atrás do olho e uma queda do humor. Isso cria um ciclo que só cria mais flutuadores de olho, então qualquer retina rasgada deve ser abordada e corrigida por um médico o mais rápido possível.

Inflamação: A inflamação geral do olho por infecções, poluentes, irritantes ou trauma pode acelerar o processo de degradação do humor vítreo, levando a mais flutuadores de olho. Use colírios para lavar os olhos e praticar hábitos de higiene adequados ao lavar o rosto ou tocar seus olhos por qualquer motivo.

Quais os Sintomas De Flutuadores De Olhos?

Como mencionado anteriormente, os sintomas principais dos flutuadores dos olhos são deficiências menores,  aparecimento de manchas, costas ou sombras na sua visão. Essas manchas não são estacionárias e tendem a balançar ou “nadar” através da sua visão. Os pontos são mais óbvios quando você está olhando um fundo uniforme ou um objeto de cor clara. Eles podem estar visíveis por alguns segundos ou alguns minutos, mas geralmente irão voltar para a borda do olho e desaparecerão.

Quando você tenta olhar para eles ou mudar seus olhos para se concentrar com mais precisão, eles freqüentemente voam fora de vista, porque são rapidamente retirados da linha de visão (da parte de trás do olho) quando seus olhos se movem. Se essas manchas forem acompanhadas por outros sintomas, como flashes de luz, perda de visão temporária ou comprometimento da visão periférica, você deve ser imediatamente verificado por um oftalmologista.

Quais os Tratamentos Para Flutuadores De Olhos?

Devido à sua natureza na maioria das vezes inofensiva, e seu impacto relativamente menor em sua vida, há muito poucas vezes que um médico irá recomendar um tratamento. Desde que não piorem significativamente em um curto período de tempo, as pessoas simplesmente se acostumam com a ideia de ocasionalmente ver algumas sombras. Dito isto, se eles começam a prejudicar sua visão para um nível perigoso, existem duas opções de tratamento formal para esclarecer o problema.

Tratamento para Flutuadores de olhos com Laser

Em casos graves, onde os flutuadores dos olhos começam a bloquear a sua capacidade de ver, a terapia a laser pode ser usada para quebrar os grupos maiores dessas fibras degradadas, e impedi-las de lançar sombras na retina. Infelizmente, este procedimento vem com alguns riscos de danos à visão e raramente é recomendado, exceto para casos sérios de flutuadores de olho.

Tratamento com Cirurgia

Outra opção formal para flutuadores é a remoção completa do humor vítreo e sua substituição por uma solução sintética para ajudar o olho interno a manter sua forma. Isso não elimina completamente as chances de flutuadores de olhos, mas pode ser muito útil para aqueles cuja visão foi prejudicada.

Remédios Caseiros Para Flutuadores De Olhos

Para aqueles que preferem tomar a rota mais natural para sua saúde, existem alguns remédios caseiros para flutuadores de olhos, incluindo o uso de óculos de sol, ginkgo biloba, certos exercícios oculares, uma dieta rica em antioxidantes, mais água, mais sono e eliminar de vez álcool e cigarros.

Use óculos de sol

A radiação UV excessiva pode causar estresse nos olhos, resultando em uma ruptura mais rápida do humor e um início precoce de flutuadores de olhos. Quando exposto ao sol por um longo período de tempo, é melhor usar óculos de sol e dar aos seus olhos uma pausa.

Exercícios oculares

Atividades como exercícios de focagem e estratégias gerais de resistência ao estresse para seus olhos podem retardar a progressão dos flutuadores oculares. Rolando os olhos no sentido anti-horário 10 vezes, e depois fazendo isso em sentido inverso, pode aliviar a tensão e o estresse nos olhos. Além disso, se você trabalha em uma tela, faça pausas regulares para aliviar a tensão ocular.

Evite o álcool

A pesquisa relacionou o consumo de álcool com uma saúde da visão geralmente pobre e uma taxa de degeneração macular mais rápida. Por esta razão, é altamente recomendável limitar o seu consumo a níveis moderados.

Pare de Fumar imediatamente

Fumar é basicamente derramar toxinas no corpo, e algumas pessoas acreditam que o excesso de toxinas irá acelerar a degradação do humor vítreo. Para melhorar suas chances e abaixar os seus flutuadores dos olhos, elimine do hábito de fumar!

Ingerir muita água

A desidratação é muitas vezes apontada como uma das principais razões para o início rápido dos flutuadores oculares. A ingestão adequada de água diminui os níveis globais de toxina, que foram associados à ocorrência de flutuadores oculares.

Consumir alimentos Antioxidantes

Se você está sofrendo de inúmeros flutuadores oculares que prejudicam a sua visão, tente aumentar sua ingestão de antioxidantes. Esses compostos de limpeza das toxinas encontrados em muitos alimentos ajudarão a estimular a função adequada e o rebrote das células. Eles também ajudarão a diminuir a degradação do humor vítreo e protegê-lo de outros problemas de visão, como degeneração macular e catarata.

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.