Scroll Top

Não encontrou o que procurava Busque aqui

dicas de saúde doenças

Os Principais sintomas da aids e como reconhecê-los

O VIH ou HIV afeta o sistema imunológico, enfraquecendo progressivamente e danificando-o. Com esta definição, podemos entender a vulnerabilidade que atingem as pessoas com essa deficiência, porque o seu sistema imunitário fica fraco e é exposto a todos os tipos de infecções que podem agravar sua condição.

Além disso, a AIDS é a síndrome da imunodeficiência adquirida, ou seja, é necessário saber os possíveis sintomas e as alterações que sofrem o sistema imunológico devido à infecção pelo HIV.aids

Ele é necessário distinguir entre ter o vírus HIV e ter AIDS, uma vez que ao determinar os sintomas da infecção é importante para saber em que fase está o paciente. Podemos concluir, portanto, que a AIDS é o estágio avançado de ter contraído o vírus HIV .

Uma vez que uma pessoa é infectada com o HIV, ela pode não estar ciente disso, porque os sintomas não têm uma clara manifestação depois de ter contraído o vírus HIV. O que deve ser enfatizado é que, com ou sem sintomas de infecção, é o grande risco de infecção que existe no período inicial. Portanto, para saber se está portando e carrega-se o vírus HIV, só é possível por meio de testes específicos que detectam no organismo anticorpos contra o HIV ou o próprio vírus HIV.

Se os sintomas começam a se tornar visíveis uma vez há uma deterioração do sistema imunológico, transformando-se em outros tipos de infecções “oportunistas” que se aproveitam da vulnerabilidade que o sistema imunológico apresenta.

Iremos descrever as várias fases através das quais passa o vírus, de acordo com os sintomas apresentados pelos doentes:

Quais são os Principais Sintomas da AIDS

A infecção primária: nesta fase pode não haver nenhum sintoma, ou apresentar a síndrome retroviral aguda , que causa febre, exantema, dor nas articulações, entre outros. A partir deste momento, o vírus pode se espalhar para todo o organismo, ou não manifestar sintomas.

  •  Fase 1 : Assintomática ou com inflamação dos gânglios linfáticos, começando a danificar o sistema imunitário.
  • Fase 2 : febre, sudorese, perda de peso, manifestações cutâneas leves (dermatite), dores de cabeça e infecções das vias respiratórias.
  • Fase 3 : diarreia crônica inexplicável, febre alta, infecções bacterianas, tuberculose pulmonar, etc. Nesta fase, algumas pessoas têm Aids .
  • Fase 4 : são cerca de 22 infecções oportunistas ou cânceres relacionados com o HIV. Neste ponto, todas as pessoas infectadas têm AIDS.
Relacionados  QUANTO CÁLCIO DEVEMOS CONSUMIR POR DIA E ONDE ENCONTRAR

Devemos esclarecer que o tempo que normalmente leva uma pessoa a desenvolver a AIDS uma vez infectado com o HIV, é entre 10 e 15 anos, mas nos primeiros 5-10 anos, quando o risco de desenvolver HIV – doença relacionada, se deixada sem tratamento. Quanto mais tempo o vírus permanecer no corpo sem ser tratado, maior o alcance e gravidade dos sintomas.

É recomendado para todos os casos de Fase 4 e alguns Fase 3, o início do tratamento para retardar a progressão da doença.

Sintomas da Aids com Drauzio Varella

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.