Scroll Top

benefícios das frutas dicas alimentares

OS VÁRIOS BENEFÍCIOS DA ACEROLA PARA A SAÚDE

Share Button
Os vários benefícios da acerola para a saúde

Os benefícios da acerola para a saúde são tantos, que poderíamos dizer que é um nutracêutico, ou seja, um alimento terapêutico. Além do seu consumo como alimento ou em forma de sucos, a acerola é usada na medicina tradicional para facilitar a recuperação de astenia ou estados de muita fraqueza e debilidade, também é utilizada para ajudar no tratamento de diarreia e problemas de fígado.

O que é acerola?
Também conhecida como “acerola”, “cereja da Jamaica” ou “cereja das Antilhas”, nome dado pela sua semelhança externa com a cereja. O nome “acerola” foi dado pelos conquistadores espanhóis e vem do latino-americano árabe azza rura, que por sua vez deriva do árabe clássico az Zur (ah) e siríaca oriental za’rara que também poderia ser da etimologia da cereja.
A acerola (Malpighia emarginata) é uma fruta que vem de uma pequena árvore ou arbusto que mede entre 3 e 6 mbenefícios da acerola de altura. Nativa da América do Sul, América Central e Caribe, mas também cresceu maciçamente no Vietnã e no Brasil.
O fruto da acerola é redondo com um diâmetro entre 1 e 2 cm e cerca de 20 gramas de peso. Sua casca é lisa e sua cor é vermelha, roxa ou amarelada, por fora se assemelha com a cereja, o seu interior é completamente diferente, porque apresenta 3 sementes ou caroços bem juntos.
A acerola é muito macia, suculenta e agridoce. Deixar um sabor pungente e se não stiver muito madura, deixa a boca áspera. depois do gubinge, kakadu ou Murunga (Terminalia ferdinandiana), é o fruto comestível que contem a maior concentração de ácido ascórbico (vitamina C). Para se ter uma ideia, as laranjas contêm 500-4000 ppm (parte por milhão) de vitamina C, enquanto que a acerola contém entre 16.000 e 172.000 ppm, ou o que é o mesmo, de 1000-2000 mg / 100 gr. A acerola contém 20-30 vezes mais vitamina C do que a laranja.
A acerola também é muito rico em antioxidantes como carotenóides, flavonóides e polifenóis (um grande grupo de antioxidantes com muitos benefícios à saúde, com a propriedade anti-inflamatória). A acerola também contém micronutrientes, tais como magnésio, vitamina B1, B2, niacina, ácido pantoténico, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Acerola – Usos e propriedades

Benefícios da acerola – O consumo de acerola é indicado como prevenção contra gripes e resfriado comum, e também porque contém propriedades curativas dessas doenças quando já se está com elas. É imunoestimulante: reforça as defesas do organismo contra germes e vírus, ativando anticorpos naturais no corpo. Acerola é um tônico poderoso em casos de estresse físico, fadiga, esgotamento nervoso, fraqueza, anorexia, caquexia, etc. Você também pode tomar nos casos em que os transtornos de ansiedade ou depressão são percebidas. Acerola é desintoxicante. O poder desintoxicante da acerola é muito forte, pois consegue limpar o corpo e é uma fruta muito aconselhável para pessoas que estão deixando qualquer vício, como fumar ou beber, porque as suas propriedades não estão limitados a vitamina C. A acerola tem uma quantidade muito elevada de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, além de antioxidantes, tais como os flavonóides e antocianinas, que dão a acerola a capacidade de impedir a destruição de membranas celulares.  A acerola ajuda na formação de colágeno, nos ossos, cartilagens, dentes, pele, vasos sanguíneos e todos os tecidos conjuntivos, ou conectivos. Acerola é um remineralizante para múltiplas indicações: crescimento, gravidez , alimentação, reparação de fraturas, desmineralização. A acerola tem propriedades hidratantes. Ela nos ajuda a manter a nossa pele e cabelos hidratados.

 

Pelo alto teor de mucilagem e proteína, a acerola tem demonstrado que tem a capacidade de hidratação do corpo, esta é uma propriedade que por sua vez promove a integridade capilar.

A acerola tem propriedades diuréticas. Acerola ativa o fígado por seu conteúdo pectina e sua acidez. A pectina é um polissacarídeo de origem vegetal, que é encontrado no suco de acerola madura. A acerola tem propriedades anti-inflamatórias. Isto é devido ao antocianinas que são encontrados na mesma. Esta qualidade ajuda a curar enxaqueca ou dores de cabeça , da mesma forma que funciona a aspirina ou o ibuprofeno.

Benefícios da acerola – A acerola também contribui para uma melhor coagulação do sangue e acelera a cicatrização de feridas.
Outro efeito anti-inflamatório sobre a pele é, no caso de herpes. A acerola ajuda a reduzir os efeitos e sintomas da herpes, como dor, vermelhidão e inchaço da pele. Ela também ajuda a reduzir o muco, o que é uma causa da proliferação do vírus da herpes .

A acerola tem propriedades tonificantes e estimulantes

Terapia com acerola

A acerola e alergias

Também estimula na eliminação de certas reações alérgicas. Tem sido observado que os indivíduos com uma elevada ingestão de vitamina C tendem a ter menores reações alérgicas. Bem como ajuda no combate a doenças respiratórias como a asma, o que em muitos casos é uma reação alérgica.

A acerola contra vírus e bactérias. É um imuno-estimulante que aumenta as defesas do organismo contra vírus e germes, ativando a síntese de anticorpos.
Muitos cientistas acreditam que os radicais livres e as falhas graduais do sistema imunológico são os dois fenômenos que assumem maior responsabilidade no processo de envelhecimento humano, ou que causa o maior dano de oxidação. A acerola tem propriedades antioxidantes muito alta. A ingestão diária de vitamina C ajuda a prevenir doenças degenerativas tais como a doença de Parkinson, o que é vital para o funcionamento mental e manutenção adequada de cada indivíduo.

A acerola e o estresse

Benefícios da acerola – A acerola é um tônico poderoso e útil em casos de grande cansaço físico e esgotamento nervoso, fraqueza, anorexia, caquexia. A acerola também alivia o stress e você pode tomar quando sentir fadiga, depressão ou ansiedade. A acerola ajuda a produzir hormônios anti-stress como a melatonina, que ajuda a regular os ciclos de sono.
A vitamina C que tem a acerola, também (como mencionado acima) é essencial para a formação e manutenção de uma proteína chamada colágeno. Esta é a proteína básica da pele e para todos os tecidos conjuntivos. Você precisa de certos níveis de colágeno para um bom funcionamento de um fígado saudável e manutenção da glândula que secreta adrenalina, especialmente em períodos de grande stress.

A acerola contra a poluição

Outra propriedade útil de acerola é o seu papel como um agente natural que une certos ligamentos orgânicos a átomos ganoderma ou reishi com acerolade metálico central em um ou dois pontos (em Inglês: quelantes). Assim, a vitamina indiretamente protege o organismo contra os efeitos adversos causados pela poluição. Ela também atua como uma salvaguarda do corpo para a possível exposição a  metais pesados, que podem haver no meio ambiente, ou até mesmo em alimentos.

Acerola e os cuidados com a pele

A cosmetologia recentemente começou a usar o extrato de acerola em alguns dos produtos para cuidados da pele e do rosto por suas propriedades antioxidantes que ajudam contra o envelhecimento da pele. Não só tem uma elevada percentagem de vitamina C, mas também, minerais que tem se mostrado capazes de ajudar na remineralização da pele cansada e estressada.
As proteínas também promover a hidratação da pele e promovem o condicionamento capilar.

A acerola como Antioxidante

As propriedades antioxidantes da acerola eliminam as toxinas e fortalecem o corpo para evitar novos invasores. Se você sentir que está chegando tempo frio é bom consumir um pouco mais de vitamina C (250 mg / dia), tomando alguns copos de suco de acerola.

 

Benefícios da acerola – Valores nutricionais da acerola por 100 gramas

Componentes

Min ~ Max

Mediana

Calorias

59 kcal

Proteínas

0,68 ~ 1,8 g

1,24 g

Fibras

0,60 ~ 1,2 g

0,9 g

Gorduras

0,18 ~ 0,1 g

0,14 g

Carboidratos

6,98 ~ 14,0 g

10,49 g

Cálcio

8,2 ~ 34,6 mg

21,4 mg

Fósforo

16,2 ~ 37,5 mg

26,85 mg

Ferro

0,17 ~ 1,11 mg

0,64 mg

Caroteno

0.003 ~ 0.408 mg

0,2 mg

Vitamina A

408 ~ 1000 ui

704 ui

Vitamina B1 – Tiamina

0,024 ~ 0,040 mg

0,032 mg

Vitamina B2 – Riboflavina

0,038 ~ 0,079 mg

0,058 mg

Vitamina B3 – Niacina

0,34 ~ 0,526 mg

0,43 mg

Vitamina C – Ácido Ascórbico

2000 ~ 4500 mg

3000 mg

Água

81.9-91.10 g

86 g

Extratos etéreos

0,19 ~ 0,09 g

0,19 g

Cinzas

0.77-0.82 g

0,79 g

 

Nesse post: Benefícios da acerola para a saúde, gravidez, pele, emagrecer, acerola emagrece, para o fígado, estresse, fadiga, esgotamento nervoso, depressão, ansiedade, gripes e resfriados, acerola para herpes, crescimento, gravidez, sangue, propriedades da acerola, vitaminas da acerola, serve para que.

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.