Scroll Top

dicas de saúde

Qual a Importância da respiração?

Share Button

Você sabe qual a importância da respiração para a nossa vida?

São necessários três elementos-chave para preservar o corpo físico: água, o ar e alimentos.
A natureza vital da respiração é dada pelo seguinte fato: podemos viver por semanas sem alimento sólido; há fluidos para dias, mas com poucos minutos sem oxigênio é suficiente para nos fazer perder a vida. Tal importância básica de respiração. Todos os processos de vida são relacionadas com os processos de oxidação e redução.

Cada célula do nosso corpo depende de sangue para o fornecimento de oxigênio.

Qual a Importância da respiração para o nosso organismo?

A quantidade de oxigênio no sangue que flui através das artérias, determina a vitalidade e da saúde de nossas células, uma vez que estas condições dependem do fluxo de oxigênio através do sangue. Se a respiração estiver defeituosa, e o sangue mal oxigenado. O processo respiratório, por outro lado, também estimula processos elétricos de cada uma das células.

Estudar para respirar melhor, e considerando que em certos indivíduos mais predominantemente que em outros, a respiraçãopodemos classificar em quatro(4) as formas de respirar:

  • Quais os Tipos de Respiração?

1) Respiração clavicular : ela é feita pelo topo dos pulmões. Devido à forma piramidal dos sacos do pulmão, este é o tipo de respiração que menos quantidade de oxigênio fornece ao corpo.

2)  Respiração Costal : é produzida por meio do nível de costal dos pulmões. É raro que este tipo de respiração ocorra sozinha, sendo sempre acompanhado por uma respiração clavicular ou abdominal.

3) Respiração Abdominal : é feita na parte inferior dos pulmões, e permite uma maior penetração de oxigênio do que anteriormente, também por causa da forma de pirâmide dos sacos pulmonares.

4) Respiração integral : Ela é produzida pelo enchimento total dos pulmões, incluindo baixa, média e alta parte do mesmo. Ela é feita lentamente, sem forçar a capacidade pulmonar.

A respiração consciente nos dá a oportunidade de expandir nosso campo de controle sobre o corpo físico e emocional. Com um conjunto de técnicas simples de respiração e uma predisposição para transformar a nossa prática habitual podemos desenvolver tanto a nível mental como aeróbica. O processo a que me refiro é a auto percepção e auto conhecimento. É também importante notar que uma respiração controlada pode beneficiar-nos tanto a nível preventivo quanto curativo.

Algumas técnicas para respirar consciente:

Respirando Yogi: A respiração Yogi completa tem todas as vantagens de alta, média e baixa respiração,
põe em funcionamento a todo o aparato respiratório, todas as partes dos pulmões, cada célula de ar e todos os músculos das vias respiratórias. A todo organismo respiratória obedece a este método de respiração e com menor consumo de energia e maior quantidade de benefícios é obtida.
Uma das características mais importantes deste método de respiração é que os músculos respiratórios entram em jogo completo, enquanto que nos outros métodos de respiração apenas uma parte destes músculos é utilizada.
Nos músculos respiratórios completos estão ativos entre outras as que regem as costelas, e portanto, aumenta o espaço em que os pulmões pode se expandir, e oferecem ponto conveniente de apoio aos órgãos quando eles precisam.
Certos músculos segurar as costelas inferiores firmemente na posição enquanto outros a curva para fora.

Respirando Rebirthing ou Renascença: O Rebirthing, a proposta é reaprender a respirar, fundindo inspiração com expiração em um círculo sem interrupção, para que o ato de respirar fique ligado e sentirmos como um círculo  não interrompido de energia. Este tipo de respiração você pode executar através do nariz, sempre que possível, ou da boca, e seu objetivo é não só o movimento do ar, mas primeiro e acima de tudo o movimento da energia.

Respirando Pranayama ou Breath of Fire: Pranayama é uma palavra que deriva do sânscrito Prana (PRA = primeira unidade na = energia) e Yama (controle e estender manifestação ou expansão). Pranayama é uma técnica ou prática de Yoga que nos ensina a controlar a nossa respiração para curar o nosso equilíbrio do corpo e mente.

Este artigo é focado para destacar a importância de controlar a respiração e fazer os leitores mais conscientes do seu potencial benéfico.

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.